Beber uma cerveja por dia previne doenças cardiovasculares!

Pois é, a cerveja não ajuda só a curar desgostos amorosos. Aparentemente, também protege mesmo o teu coração. Pelo menos foi o que demonstraram alguns investigadores da Universidade de Shandong, num estudo realizado que contou com mais de 333 mil voluntários.

O estudo começou em 1997 e decorreu até ao ano de 2009, tudo para estabelecer uma relação entre o consumo de cerveja e o risco de morte por diversas causas.

Os voluntários foram divididos em seis grupos, consoante aquilo que bebiam semanalmente:

1. Abstinentes

2. Os que bebem com pouca frequência

3. Os que bebiam mas deixaram

4. Os que bebem frequentemente (menos de três bebidas por semana)

5. Os que bebem moderadamente (mais de três bebidas por semana e menos de catorze)

6. Os que bebem muito (mais de catorze bebidas por semana)

Durante os 12 anos de estudo, morreram cerca de 17 mil voluntário, sendo que quase 9 mil morreram devido a complicações cardiovasculares e 8 mil devido ao cancro. De todos os voluntários, os que bebiam muito eram aqueles que tinham 25% mais de probabilidade de falecer por qualquer causa e 67% mais devido ao cancro.

Surpreendentemente, os que bebem moderadamente têm 14% menos de risco de morrer por qualquer causa e 21% menos de risco de morrer devido a problemas cardiovasculares. Os que bebem frequentemente tiveram resultados muitos similares.

Assim, eles puderam concluir que um consumo moderado de cerveja pode proteger-nos mesmo de complicações cardiovasculares e, por conseguinte, reduzir o risco de morte. Excelente!

Haja saúde!