Beber bebidas espirituosas torna-te um bêbedo mais agressivo, de acordo com um estudo

Sabemos que o álcool é bem capaz de mudar drasticamente uma pessoa, sendo que em alguns casos, pode mesmo afectar os sentimentos e emoções e levar a alterações de estados graves. Agora, uma equipa de investigadores foi averiguar qual o tipo de álcool que te deixa mais agressivo e até qual aquele que te deixa mais vulnerável…

O inquérito internacional, publicado no BMJ Open, revelou que o vinho tinto é na verdade a bebida alcoólica mais associada ao relaxamento e ao cansaço, enquanto que as bebidas espirituosas estão mais associadas a sentimentos de energia, confiança e sensualidade…bem como raiva e agressividade.

30.000 pessoas de 21 países diferentes, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, responderam a um questionário anónimo online com o intuito de se perceber como é que os diversos tipos de álcool estão associados a algumas emoções em particular.

As pessoas inquiridas consumiram todas vinho verde, vinho branco, cerveja e bebidas espirituosas no último ano.

Cerca de 53% dos participantes disseram que beber vinho tinto os fazia sentir relaxados enquanto que em contraste, 59% afirmaram que bebidas espirituosas eram as responsáveis por lhes darem a sensação de confiança. A verdade é que o consumo de bebidas espirituosas também demonstrou estar ligado a sentimentos negativos:

Cerca de 30% dos participantes disseram ficar mais agressivos quando as consomem e 48% afirmaram mesmo que bebidas espirituosas os deixavam descontrolados. A verdade é que 60% dos participantes no estudo disseram que o vinho tinto os deixava uma sensação de cansaço no corpo.

Tinhas ideia?