Asteróide 3200 Faetonte irá passar bem perto da Terra, ainda antes do Natal

Não entrem em pânico, mas um asteróide “potencialmente perigoso” com 5 quilómetros de largura irá rasar a Terra durante as próximas semanas.

E isto não é invenção, uma vez que foi a própria NASA a avisar do sucedido, dizendo que o 3200 Faetonte – nome do asteróide em questão – irá falhar a terra por apenas 3,2 milhões de quilómetros. Acredita-se que passará mais perto do sol do que qualquer outro asteróide.

O 3200 Faetonte irá passar na Terra antes do Natal, no dia 17 de dezembro durante uma chuva de meteoros. Caso te estejas a perguntar do porquê do nome do asteróide, deve-se a um deus grego que quase que eliminou toda a vida na Terra, de acordo com a lenda.

O 3200 Faetonte deixou os cientistas a puxar cabelos uma vez que parece ter propriedades quer de um asteróide, quer de um cometa.

A NASA explica que o asteróide tem metade do tamanho daquele que provocou a extinção dos dinossauros. A agência espacial também disse que se estiveres interessado em astronomia e no espaço, é a altura perfeita para sacares do telescópio para veres tudo.

via GIPHY

Felizmente, devemos estar longe de perigo: a NASA afirmou que os asteróides realmente perigosos são muito, muito raros e por isso não há que temer.

De acordo com eles, uma rocha espacial com o tamanho de um carro atinge a atmosfera terrestre uma vez por ano mas é rapidamente queimada antes de chegar ao solo, por isso tudo bem!