As músicas de Natal fazem mal à tua saúde mental

Não dá para escapar ao Natal. Chega a novembro e os centros comerciais já têm grandes árvores montadas e luzes sugestivas da época. Outra coisa muito popular do Natal são as clássicas músicas da quadra, tão adoradas por imensa gente.

Pois bem, e se te disséssemos que as músicas de Natal podem prejudicar de certa forma a tua saúde mental? Um estudo recente veio confirmar que a repetição constante deste tipo de música pode ter um impacto negativo na sua saúde psicológica…

Conhecido como o “efeito da mera exposição”, os humanos conseguem experienciar uma relação entre o número de vezes que ouvem uma música e a sua reação subsequente a isso. Quem o afirma é Victoria Williamson, investigadora na Universidade de Goldsmith.

Em conversa com a NBC, Victoria explicou que depois de gostar de uma música ao ouvi-la pela primeira vez, passamos a gostar cada vez mais dela até atingirmos um pico, sendo que depois desse pico, começamos a deixar de gostar gradualmente.

Por exemplo, as pessoas que já estão stressadas com o Natal – seja por dinheiro, viagens, compras a fazer, ver a família ou outro motivo idêntico – podem achar as músicas de Natal não tão bem vindas pelo simples facto de as relembrarem desses mesmos stresses.

E tu, aprecias músicas natalícias?