A Uber está a trabalhar com um sistema de inteligência artificial para que este consiga identificar se a pessoa que vai usufruir do serviço está sob o efeito de álcool. Nesse caso, pode potencialmente recusar uma viagem ao passageiro.
Os engenheiros da Uber inventaram uma rede de IA capaz de descobrir “o estado do utilizador” através de aprendizagem automática. Assim, este utensílio permitirá perceber se os passageiros têm comportamentos pouco característicos e menos próprios durante a viagem, sendo que em caso positivo, podem mesmo recusar-se a prestar o serviço.
Na descrição desta nova tecnologia a ser implementada, é explicado que a IA tem diversas maneiras de perceber se alguém está alcoolizado. Pode ser através de comentários fornecidos por outros motoristas que apanharam a pessoa em questão, por exemplo. Assim, o sistema usa essas informações de viagens passadas para prever o estado atual de um utilizador.
Mas há mais. Esta invenção da Uber pode monitorizar a acurácia e a velocidade dos inputs do utilizador, bem como a velocidade à que a mesma anda, tudo através do smartphone. Isto significa que se estiveres a andar todo torto, prestes a cair, e a escrever super mal, é possível que estejas alcoolizado.
O que achas desta medida?