Se alguma vez foste a um ginásio, então sabes o que é ver montes de pessoas a transpirar por todos os poros do corpo. Apesar de existirem, e ainda bem que sim, pessoas com consciência e que limpam os equipamentos depois de os utilizarem, a verdade é que existe muita gente que não o faz.
Agora, um estudo da Elliptical Reviews, um website que qualifica ginásios, constatou que a quantidade de bactérias nos distintos equipamentos é surpreendente. Eles foram ver três sítios onde se praticam três modalidades diferentes para ver quantas bactérias encontravam: num ginásio de crossfit, num de ioga e noutro de spinning. Os resultados são assustadores…
A equipa mediu a quantidade de micróbios em cada amostra e constatou que no ginásio de crossfit, estavam presentes 153.410 colónias, no ioga 25.533 e no spinning “apenas” 13.300!
A análise fez-se com cotonetes, recolhendo amostras das diversas máquinas e pesos. No crossfit foram mais aos pesos, no spinning às bicicletas em questão e no ioga aos tapetes. Em suma, é possível dizer que no crossfit o número de bactérias e micróbios existentes é 48 vezes (!) superior aos presentes numa casa de banho.
Os tipos de bactérias encontrados eram bacilos, em grande parte, sendo que é uma bactéria que pode fazer mal e bem ao ser humano, uma vez que é utilizada em antibióticos e remédios.
Por fim, o website recomendou àqueles que frequentam estes espaços que limpem os equipamentos antes de os utilizarem e depois de utilizarem também.
Tinhas noção?