A ciência afirma que os vegetais conseguem “sentir” quando são mastigados

Pois é. Os investigadores ainda não sabem se uma planta tem a capacidade de sentir dor como outros seres vivos que possuem um córtex. No entanto, de acordo com um novo estudo, as plantas podem ouvir quando são comidas. O estudo foi feito com base numa pequena planta chamada Arabidopsis thaliana, parente do repolho…

O estudo permitiu mesmo mostrar que essas plantas podem ouvir as vibrações que as lagartas emitem ao mastigar as suas folhas. Para além disso, um outro estudo revelou que as plantas podem ouvir o perigo e lançar uma substância química como defesa.

Através de um laser, os especialistas acompanharam a movimentação da planta quando mastigada. O próximo passo foi gravar o som e colocar para que as plantas que não estavam sendo mastigadas ouvissem. A respostas biológica da experiência foi a mesma daquelas que foram atacadas por lagartas.

Desta forma, os investigadores concluíram que plantas com exposições prévias à vibrações semelhantes à alimentação, libertaram grandes quantidades de glucosinolatos – um produto químico desagradável para os insetos.

E esta?