7 sinais de que a tua relação de amizade com alguém é tóxica

O termo “amizade tóxica” está presente na sociedade mas será que sabemos realmente em que consiste? Uma amizade tóxica é aquela que, basicamente, piora substancialmente a nossa vida. Ter uma pessoa ao nosso lado que tira o pior de nós não é bom, nem isso nem ter uma pessoa ao lado que nos faça sentir sós, mesmo estando acompanhados.

A seguir, trazemos-te 7 sinais de que a tua relação de amizade com alguém é uma relação tóxica…

1. Falta de reciprocidade

Aqui o problema é que tu dás muito e a outra pessoa não te dá nada (ou quase nada) em troca. Tens sempre a mão estendida para as tuas amizades mas algumas delas, em momento algum, se oferecem de forma ativa para te ajudar no que quer que seja. Pode não ser algo super evidente mas a longo prazo vai-se refletir e afetar-te.

Para além disso, estes amigos são daqueles que estão sempre a reclamar por atenção mas nunca olham para as suas próprias ações. Verdadeiras sanguessugas emocionais, que só querem roubar a tua energia para ficarem com ela…

2. Não poderes confiar neles

A velha conversa de que os amigos de verdade podem contar-se pelos dedos da mão está bastante certa. É verdade que existem excepções mas o normal é o nosso círculo mais íntimo estar reduzido apenas a algumas pessoas. Assim, existe outra série de pessoas na nossa vida que consideramos nossas amigas mas só de uma maneira muito superficial.

Com esses amigos mais afastados, não há conexão suficiente para que a pessoa se sinta realmente comprometida a guardar-te um segredo. A verdade é que se tens alguém próximo de ti e essa pessoa não consegue guardar um segredo teu, a situação muda de figura.

3. Cuidado com as brincadeiras

Entre amigos o gozo e as partidas são normais. Não se trata de estar constantemente sério: se há confiança, o normal é saberem rir uns dos outros. Mas cuidado que não vale tudo. Afinal, se uma pessoa está constantemente a “dar chacota” a outra apontando os seus defeitos, se calhar não se trata só de brincadeira. Um amigo nunca te vai mandar abaixo.

4. Conselhos prejudiciais

É importante que um amigo esteja pronto para te ajudar nos momentos mais complicados. Mas é igualmente importante ele saber-te dar bons conselhos, para o teu próprio bem. Se um amigo/a teu te dá conselhos que te possam prejudicar, então é mais do que sinal de que essa vossa amizade é tóxica.

5. Faltas de respeito

É verdade que um amigo deve ser franco contigo e falar contigo com sinceridade nos momentos de maior aperto, mas sempre partindo de um ponto de vista construtivo. Se esse amigo/a acredita que o teu companheiro/a ou alguém da tua família está a agir mal contigo, deve dizer-te mas sempre na base do respeito. O problema é se esse amigo/a começa a faltar ao respeito em relação a esses tópicos delicados para ti, porque se o fizer, é sinal de que algo não está bem.

6. Decepção atrás de decepção

Uma relação de amizade pode ter bases muito parecidas às de uma relação de um casal. Um amigo que te decepciona constantemente, seja deixando-te plantado, chegando atrasado ou agindo mal contigo de forma recorrente, é um amigo que se calhar não está a agir da melhor maneira contigo. Pensa bem se queres isso para ti.

7. A tua amiga/o quer algo mais…mas tu não

Imagina teres uma boa relação de amizade com uma pessoa e de repente ela começar a ganhar sentimentos por ti que não devia, até porque não é um sentimento recíproco. O ambiente entre vocês ia ficar, no mínimo, estranho. Por vezes mais vale cortar…