6 dos animais mais assustadores que podes encontrar na Austrália

Vamos ser sinceros: a primeira coisa que nos vem à cabeça quando ouvimos as palavras “Austrália” e “animais” na mesma frase, são os cangurus, certo?

Pois bem, a verdade é que a Austrália também é conhecida por ter das espécies mais exóticas e potencialmente assustadoras de todo o mundo. Há todo um mundo por descobrir no que a esse aspeto diz respeito. A seguir, trazemos-te 6 dos animais mais assustadores que podes encontrar na Austrália. Medo…

1. Irukandji

Vamos começar com o Irukandji, que pode ser das coisas mais perturbadoras que já viste. Apesar de extremamente pequena, este bicho é venenoso e pode magoar bastante. Uma picada pode causar cãibras, dores nos rins e nas costas, dores de cabeça, náuseas e vómitos.

Pior do que isso, o veneno pode causar “Síndrome de Irukandji”, um fenómeno psicológico que te deixará completamente arruinado. Para além de hospitalização e anti-histamínicos, não existe tratamento para o veneno e os sintomas podem durar semanas…

2. Pseudonaja textilis

Encontrado na costa este australiana, a cobra castanha australiana é considerada a segunda cobra mais venenosa em todo o país. A sua velocidade é vertiginosa e ela é bastante agressiva. O seu veneno causa convulsões, diarreia, paralisia e, em casos mais extremos, leva à morte.

3. Hapalochlaena

Não te deixes enganar pela aparência “fofinha” desta criatura. Apesar de muito pequeno, é um dos animais mais letais em todo o mundo. A Hapalochlaena tem veneno suficiente para matar 26 pessoas em questão de poucos minutos.

O irónico aqui? A sua mordidela é completamente indolor, por isso a vítima muitas vezes nem se apercebe de que foi atingida – muitas vezes, quando o faz, já é tarde demais. Os sintomas passam por náuseas, arritmia e paralisia total em alguns casos.

4. Píton

Apesar de não ser venenosa, decerto que não te queres meter com uma píton. Esta cobra é capaz de agarrar e sufocar até a vítima ficar completamente sem oxigénio devido à interrupção da corrente sanguínea. Mesmo sem veneno, é capaz de te matar em segundos.

5. Dendrocnide excelsa

Quando em contacto com a pele humano, esta árvore gigante venenosa pode, como o nome implica, deixar-te envenenado. Se tiveres a sorte de ter sido algo leve, o veneno fica em ti cerca de 1-2 horas mas se for algo mais grave, podes ficar mal durante meses…

6. Latrodectus hasseltii

Não tens medo de aranhas? Bem, se calhar devias, pelo menos desta espécie em particular. Parecida com a viúva negra, esta espécie morde de 2.000 até 10.000 australianos todos os anos.

Uma picada dela pode causar náuseas, vómitos, dores abdominais, agitação e dores de cabeça que podem durar dias. Felizmente, existe antídoto para uma picada dela e, assim, não existem mortes registadas desde o ano de 1956.