20 hábitos que devias deixar definitivamente se quiseres ser milionário!

Provavelmente já aconteceu olhares para a carteira e pensares: “Estou mesmo teso, ‘dass!”. Provavelmente, também existem aqueles dias em que acordas e pensas: “Porque é que não sou milionário?!”

A verdade é que há alguns hábitos que tu tens que não ajudam em nada a tua escalada para seres milionário. Confere a seguir 20 hábitos que tens que evitar para poderes fazer uma fortuna…

1. Não dormir bem

Se quiseres alcançar o caminho do êxito, deves descansar sempre o melhor que consigas e mais – não convém ficares a manhã inteira na cama a arrochar. Acorda cedo e aproveita as horinhas que tens “extra” – de manhã é que se começa o dia!

2. Descuidares-te com a tua saúde

Os maus hábitos geram danos prejudiciais, tanto para a tua saúde como para a tua economia. Se não és saudável, tendes a estar cansado e, logo, menos produtivo. Assim, acabas por descuidar aspectos importantes da tua vida. Se queres ser milionário, tens que cuidar de ti minimamente.

3. Não ler

Se quiseres melhorar a tua perspectiva, ampliar os teus horizontes e melhorar dentro do ramo da tua profissão, a resposta é simples: tens que começar a ler mais. As pessoas com dinheiro investem tempo e esforço na leitura, isto porque lhes permite ampliar a mente através da assimilação de diferentes perspectivas encontradas nas mais diversas obras. Qual foi o último livro que leste?

4. Ter apenas uma fonte de rendimento

Isto não significa que te mates a conseguir outro trabalho para o turno da noite. Podes começar com algo mais simples, quem sabe começares a escrever sobre temas que te apaixonam num blog, por exemplo. Há que ter várias fontes de rendimento…

5. Não ter planos

Todos precisamos de ter um plano. Se o seguirmos, as coisas tornam-se mais fáceis. O ideal é, por exemplo, prever os gastos mensais para que consigamos acabar o mês com alguns trocos a mais. É importante fazeres um balanço sobre os teus gastos, para veres as tuas prioridades e se há coisas em que realmente devias investir menos. Isto ajuda-te a ter alguma orientação e, ao final do mês, ajuda-te a poupar…

6. Não pensar no futuro

Há um estudo que afirma que 95% das pessoas, todas de classe média, não têm poupanças nem juntam dinheiro a longo prazo. Assim, chegam a uma idade em que não têm o necessário para as coisas que querem, de facto, realizar. Há que pensar a longo prazo e ter pelo menos um fundo de poupança, pronto para qualquer eventualidade.

7. Descuidares-te com pequenos gastos

Nunca pensaste que há pequenos hábitos que tens que podiam ser eliminados? Os cigarros, a quantidade de cafés diários, o almoço fora porque não te apetece comer em casa. Há muitas coisas que, a longo prazo, causam algum impacto nas tuas finanças. Faz uma estimativa do quanto podias poupar e tenta cortar um bocadinho em coisas “secundárias” – claro que só tu sabes as tuas prioridades.

8. Ter más companhias

É simples, pessoas bem sucedidas juntam-se com pessoas bem sucedidas. Tenta ver quem tens à tua volta, especialmente os “amigos” que te estão constantemente a lembrar daquilo que não podes e não consegues fazer. Rodeia-te de gente optimista, que te apoiam e que te consideram uma mais valia. Parece que não mas influencia…

9. Adiar…

Já diz o velho ditado: “Não deixes para amanhã aquilo que podes fazer hoje”. O segredo para te tornares um milionário é também a disciplina. Não adies, não procrastines. Se tens que o fazer, fá-lo já.

10. Beber e apostar

Os casinos já são algo perigosos. Se eles estão abertos é porque são uma fonte de lucro enorme. E de onde extraem eles esse lucro? Claro está, de todos os que frequentam diariamente. Por cada pessoa que ganha uma quantia razoável, há imensas pessoas a perder boas quantidades de dinheiro.

E como é que isto pode piorar? Se apanhares uma sarda gigante e decidires ser o rei da roleta. Cuidadinho com o teu dinheiro, dias não são dias mas torrar dinheiro num daily basis pode tornar-se um problema…

11. Ver demasiada televisão

Ninguém te está a dizer para cancelares a subscrição da Netflix ou para desistires de Game of Thrones. O truque é reconsiderares o tempo que passas colado em frente à televisão. 30 minutos não são 30 horas. O equilíbrio do tempo é essencial. Como disse Tom Corley: “Perder tempo é coisa de gente pobre.”

12. Não encontrar um mentor

Começa a procura pelo teu Mr. Miyagi. É sempre bom termos um role model, um exemplo a seguir. Se conseguires ter essa pessoa perto de ti e conseguires aprender com os seus êxitos, fracassos, conquistas e conselhos, tens tudo para estares encaminhado.

13. Permaneceres na tua zona de conforto

Estares na tua zona de conforto para sempre é…estagnar. Sim, o arriscar pode ter consequências terríficas mas também pode ter consequências fantásticas. O mundo é daqueles que arriscam, por isso é essencial que saias da tua zona de conforto: basta olhares para Bill Gates, Richard Branson ou Steve Jobs.

14. Não fazer perguntas

Tens que consultar muitas vezes terceiros sobre questões de trabalho e oportunidades. Se não fizeres perguntas, se não quiseres saber mais, torna-se mais difícil chegares ao nível que ambicionas. Todo o saber é pouco e esclareceres as tuas dúvidas é, também, muito importante.

15. Resignares-te ao fracasso

As pessoas bem sucedidas não nasceram para ser bem sucedidas. Simplesmente ao longo das suas carreiras enfrentaram continuamente o fracasso e nunca, mas nunca desistiram. O fracasso é muito mau mas também é uma oportunidade perfeita para aprenderes com os erros, levantares-te e voltares a seguir em frente.

16. Não estabeleceres metas diárias

Um hábito milionário é o de seguir um diário com as metas traçadas para cada dia. É mais fácil cumprires metas se as estabeleceres como coisas a curto prazo. Trata-se de viver um dia de cada vez: se priorizares actividades e tiveres controlo dos teus objectivos, fica mais fácil chegares onde queres.

17. Pensar negativamente

Não duvides de ti nem das metas que traças para ti. O primeiro passo para o insucesso crónico é a mentalidade negativa. Lembra-te que és o teu melhor aliado e se não confiares em ti mais ninguém o fará.

18. Não poupar

Se te perguntas como podes construir uma riqueza, a resposta é clara: poupando, investindo em negócios rentáveis. É importante planificar o futuro, e isto inclui poupar dinheiro.

19. Arranjar desculpas

Se te dessem um cêntimo por cada desculpas que inventas, provavelmente já eras milionário. É importante evitares a procrastinação para que consigas fazer tudo aquilo a que te propões, sem quaisquer tipo de desculpas. Trabalha no duro em vez de arranjares desculpas! Cria estratégias e verás como o futuro te sorri.

20. Não seguir a regra 70/30

Jim Rohn, uma das figuras mais importantes do mundo dos negócios, explica-te como criar uma fortuna aos poucos:

“Depois de pagares as tuas contas, aprende a viver com apenas 70% do teu rendimento para as tuas necessidades e luxos; depois disso, tens de ver como geres os teus 30% restantes.”

E o que fazer com o restante? Pois bem, ele dá várias dicas: investimentos, poupanças e até dar para a caridade. Se calhar a curto prazo, talvez em cinco anos, já notes muitas diferenças se cumprires esta regra à risca.

Depois de tudo isto, já deves ter reparado que há pequenas coisas onde só dependes de ti para chegar mais longe. Boa sorte!