12 coisas que os teus olhos conseguem dizer acerca da tua saúde!

De tempos a tempos, toda a gente tem algumas sensações esquisitas nos olhos. Para muitos de nós, uma boa noite de descanso e sono é o suficiente para isso voltar ao normal mas há alguns sinais que não podem ser ignorados.

BETANO OFERTA 5€ GRÁTIS

Eis a seguir 12 sintomas que são boas razões para ires a um médico…

1. Manchas brancas na córnea

Parece ser um fenómeno comum entre pessoas que utilizam lentes de contacto e pode mesmo ser um sinal de infecção na córnea. Até lesões pequenas provocadas pelo uso de lentes de contacto podem levar a infecções na córnea ou, pior, uma úlcera. As pessoas que utilizam as lentes de contacto para além do prazo estão mais expostas a isto…

2. Um círculo branco à volta da íris

Muitas das vezes é um sinal de envelhecimento, nada de preocupante. Mas se estiveres muito longe da idade da reforma, um círculo branco à volta da íris pode significar colestrol e níveis de triglicéridos elevados, o que pode aumentar o risco de ataques cardíacos ou enfarte.

3. Olhos vermelhos

A causa dos olhos vermelhos pode ser poucas horas de sono, horas de trabalho prolongado ou muita exposição ao vento ou ao sul. Se tiveres com os olhos vermelhos sem razão aparente, pode sofrer de glaucoma ou até de diabetes…

4. Olhos secos

Olhos secos provocam desconforto e coceira e esfregar os olhos causa danos à pele delicada à sua volta. O que mais provoca a coceira nos olhos são as alergias sazonais.

Se tiveres os olhos muito secos acompanhado de muita sensibilidade à luz, pode indicar que tens Síndrome de Sjogren, uma rara doença do sistema imunitário.

5. Marcas incolores à frente dos olhos

Estas manchas incolores são particularmente visíveis se o ambiente for claro e iluminado. De tempos a tempos, todos os vemos, mas se os vires com muita frequência fica alerta: pode ser sinal de descolamento da retina.

6. Olhos inchados e vermelhos

Eis uma consequência da fadiga e da falta de horas de sono. Muitas vezes é confundido com sinais de infecção.

7. Marca amarela perto da íris

Algumas pessoas notam algo amarelado perto da íris do olho: isto é chamado de pinguécula. É um sinal de envelhecimento da conjuntiva e é extremamente comum!

Apesar de ser benigno, pode intensificar-se com a exposição aos raios ultravioleta. Fazendo a analogia, são como os calos que temos na pele, só que nos olhos.

8. Lágrimas involuntárias

Parece um pouco paradoxal mas as lágrimas involuntárias podem ser um sinónimo de olhos secos. É assim que o olho tenta compensar por falta de “humidade”. O fenómeno acontece às pessoas que passam muitas horas em frente do computador ou da televisão.

9. Pontos pretos pequeninos à frente dos olhos

Estes sintomas podem indicar uma má circulação cerebral. Ainda assim, por norma, os pontos a aparecer e a desaparecer no campo de visão significa a destruição do corpo vítreo do olho. A causa mais comum é o envelhecimento geral do corpo. No entanto, pessoas com desordens metabólicas – diabetes ou problemas vasculares – estão mais em risco.

10. Imagem “desaparecida” do campo de visão

Se de tempos a tempos reparas numa imagem a desaparecer de certas áreas do teu campo de visão, então é sinal de “enxaqueca ocular”. Pode vir acompanhada de dores de cabeça devido a desordens na circulação cerebral. Uma enxaqueca deste tipo é inofensiva e não há uma explicação precisa da ocorrências. Também não existem métodos de tratamento…

1. Visão desfocada

A miopia não é a única razão por detrás da visão desfocada/turva: pode ser também um sinal de diabetes. Se, para além da vista desfocada, notares que vês clarões perto de zonas iluminadas, pode ser um sinal de cataratas!

12. Olhos amarelos

A causa disto reside no decréscimo das funcionalidades do fígado e do ducto biliar. O amarelado pode também ser um sintoma de hepatite.