Foi no primeiro capítulo de “A Origem do Homem e a Selecção Sexual” que o cientista Charles Darwin enumerou aproximadamente uma dúzia de partes do corpo que ele considerava inúteis ou muito perto disso.
A verdade é que esse “catálogo” estava longe de estar completo. Pelos vistos, ainda são algumas as partes do corpo que temos e que não necessitamos assim tanto. Como tal, acabarão por desaparecer no futuro. De seguida, conhece 10 dessas partes do corpo humano:
1. Dedos dos pés
Alguns investigadores descobriram que os humanos costumavam caminhar e balançar-se utilizando maioritariamente a parte do meio dos pés. Com o passar dos séculos, fomos aos poucos “transferindo” o equilíbrio para o lado do dedo grande do pé.
Estudos mostraram ainda que o nosso centro de equilíbrio continua a mudar para dentro, ou seja, se a tendência continuar, não precisaremos mais de ter dedos nos pés para caminharmos normalmente.
2. “Tubérculo de Darwin”
O “tubérculo de Darwin” é um pequeno ponto de pele dobrado e presente na parte superior de cada orelha, presente ainda em alguns seres humanos. Pode ser um vestígio de uma estrutura maior, que nos ajudava a manter a atenção a barulhos distantes mas não é realmente necessário.
3. Mamilos nos homens
Quer os homens, quer as mulheres têm mamilos, já que nas primeiras fases do desenvolvimento fetal, o embrião não tem género. Os homens, por não produzirem leite, não precisam dos níveis necessários de prolactina para estimular a lactação…
4. Seios paranasais
Na realidade, ninguém sabe o porquê de ainda termos estas cavidades que acumulam muco. Talvez tenham o propósito de deixar a cabeça mais leve, quem sabe?
5. Dentes do siso
Nos primórdios, os primeiros humanos precisavam de mastigar muitas plantas para obter a energia necessária à sobrevivência. Actualmente, apenas 5% da população tem este conjunto de dentes em estado saudável, porém eles são inúteis.