No fundo, tudo depende da equipa técnica e dos seus ideais mas cada seleção tem as suas próprias proibições no Mundial, para que possam obter os melhores resultados possíveis e estejam livres de qualquer distração.
Fabio Capello, que liderou a seleção da Rússia no Mundial de 2014 no Brasil, proibiu a sua equipa na altura de utilizar as redes sociais, por exemplo. Trapattoni, que já foi técnico da Irlanda, proibiu a sua equipa de comer cogumelos, porque afirmava que podiam causar indigestão.
A seguir, trazemos-te 10 coisas que os futebolistas que estão a disputar o Mundial estão estritamente proibidos de fazer…
1. COMIDA
Os atletas devem cuidar da sua alimentação e, assim, cada seleção tem o seu chefe de cozinha que lhes prepara as refeições mais adequadas. Alguns técnicos proíbem coisas específicas como chocolates, batatas fritas, refrigerantes, etc…
2. ATIVIDADES DE RISCO
Não só no Mundial isto acontece. Na verdade, a maioria dos clubes proíbe os seus jogadores de praticarem atividades de risco, como andar de mota ou praticar desportos radicais.
3. BEBIDAS
A maioria dos jogadores está estritamente proibido de beber cerveja e vinho, à excepção dos alemães e dos ingleses, que podem beber um copo durante as refeições mas não mais do que isso. Também o café está limitado – 3 por dia é o limite.
4. ASTROLOGIA
Raymond Domenech, que dirigiu a França nos Mundiais de 2006 e 2010, usava a astrologia para montar a sua equipa e proibia que os seus defesas fossem do signo Leão. Também acreditava que quem era Escorpião trazia energia negativa, daí evitar escolhê-los.
5. SEXO
Algumas seleções, como a mexicana, proíbem os seus jogadores de ter relações sexuais durante o Mundial…