Vê bem os rostos que estão a ser criados graças à Inteligência Artificial: estão demasiado iguais a nós…

A Inteligência Artificial está a ter desenvolvimentos a passos largos sendo que já se criaram máquinas capazes de nos ganharem num jogo de xadrez, capazes de responder a perguntas com a fluidez de um humano e até capazes de construir imagens de rostos ou até lugares.

Agora, está a ser explorada uma área onde se criam rostos de pessoas que na realidade não existem mas se olhares para esses rostos, vais perceber que são tão reais que chega a ser assustador. Confere…

É tão real que assusta. Esta tecnologia tem vindo a ser desenvolvida desde 2014, quando se apresentaram as Generative Adversarial Networks (GAN), uma espécie de inteligência capaz de criar imagens a preto e branco como aquelas que vais ver a seguir:

Este tipo de tecnologia tem vindo a crescer ao ponto de hoje já ser possível produzir imagens super realistas de humanos que na verdade, não existem. Isto é feito através de uma técnica de transferência de estilo, onde se misturam as características de dois protótipos de rosto para criar uma grande variedade de caras.

Pasma-te:

A verdade é que esta tecnologia não permite só “emular” pessoas, sendo que até automóveis ou lugares que não existem podem ser gerados…

Se quiseres perceber um bocadinho mais acerca deste tópico, eis um vídeo que dá alguns detalhes relativamente às GAN:

O futuro é risonho…