Queres reformar-te aos 40 anos? Eis a quantidade de dinheiro que deves poupar para fazê-lo…

Reformar-se relativamente novo é o sonho de toda a gente, especialmente se levares uma vida aborrecida a nível laboral em que estás sempre ansioso à espera que o fim de semana chegue.

Mas porque é que pouca gente se reforma cedo? Simples, porque é complicado e o dinheiro não cai do céu. Agora, o Business Insider veio dar-te alguns conselhos para ti, que queres deixar de trabalhar aos 40 anos de idade sem morreres à fome ou teres de voltar para casa dos teus pais.

A resposta, de acordo com eles, é simples: tens de começar a poupar agora. Quanto mais, melhor. Para além disso, muitos milionários afirmam que o poupar começa quando deixamos de beber o café ou a cerveja diariamente.

De acordo com a Business Insider, o primeiro passo é descobrir quanto dinheiro é que gastas anualmente: quanto mais gastas, mais terás de poupar para poderes reformar-te.

Eles têm uma tabela que te mostra o que deves poupar, para evitares fazer cálculos:

Basicamente, há um cálculo que indica o quanto precisas de poupar até que te possas reformar. Pegas no que ganhas anualmente e divides por 4% (a quantia máxima que irás tirar das tuas poupanças todos os anos para pagares as tuas despesas quando estiveres reformado).

Imagina que ganhas 50 mil euros por ano. Se dividires por 4%, isso dará um valor aproximado de 1 milhão e 250 mil euros. É este último valor que terás de ter até ao dia em que te reformares para poderes gastar 50 mil euros por ano quando já não trabalhares…

Preparado para poupar?