Proposta de lei para multar os peões que atravessem a estrada a mexer no telemóvel


 

Com o passar do tempo, os telemóveis estão cada vez mais inteligentes e bem, talvez os humanos estejam cada vez menos. Seja com selfies, insta stories ou mensagens, as pessoas estão cada vez mais distraídas e mesmo a andar na rua parece que só se concentram no telemóvel.

Os acidentes que acontecem por culpa de condutores ou peões distraídos ao telemóvel estão na ordem do dia e ainda que todos os países tenham leis para castigar os condutores, em muito poucos se reconhece a culpa dos peões que, por exemplo, atravessam a estrada com os telemóveis na mão. Assim, a Austrália quer implementar uma lei para os castigar da mesma forma que os condutores são castigados…

A proposta de penalização por “atravessar a estrada distraído” tem como objetivo castigar os peões e fazê-los perceber que também são responsáveis pela sua segurança, porque atravessar a estrada com o telemóvel na mão é reconhecido como uma cegueira involuntária e gera muitos acidentes.

Planeia-se que o custo da multa chegue aos 200 dólares e apesar de muitos australianos concordarem com a medida, outros dizem que o preço a pagar é algo exagerado. Cabe mencionar que desde a invenção dos smartphones, este tipo de comportamento tem sido cada vez mais frequente por parte das pessoas…

O que achas da medida?