Porque é que vamos diretos para a casa de banho assim que chegamos a casa do trabalho?

Porque é que vamos diretos para a casa de banho assim que chegamos a casa do trabalho?

O cenário não é tão desconhecido assim: chegas a casa depois de um longo e cansativo dia de trabalho, metes a chave à porta e quando entras, sabes que tens de ir à casa de banho fazer o teu serviço. A pergunta aqui é: porquê?

Pois bem, de acordo com Nick Haslam, professor de Psicologia na Universidade de Melbourne, “esta é uma história muito familiar”. Em conversa com o Atlantic, o professor diz que é tudo uma espécie de “desobrigação” e aprofundou o assunto…

Ele disse: “As pessoas sentem-se mais confortáveis em ir à casa de banho numa zona privada e que lhes é familiar. Da minha experiência com estes estudos, fica bem claro que a casa é um sinal de segurança, significando que é esse o local certo para ir”.

Agora, de acordo com Jack Gilbert, professor na Universidade de Chicago, o sítio onde escolhemos defecar pode dizer bastante sobre nós. Ele também deu resposta à pergunta “porque nos sentimos mais confortáveis em casa?”, explicando que tem tudo a ver com estar num sítio familiar, sem ter ninguém a bater à porta com pressa.

Que faz sentido, faz. E tu, preferes “largá-lo” onde?