Monge surpreende o mundo ao meditar sobre azeite a ferver; agora, o seu truque foi desmistificado

Um vídeo publicado no Youtube a mostrar um monge tailandês sentado tranquilamente numa panela grande de azeite a ferver tem causado furor no mundo inteiro.

Muita gente achou o feito um milagre e elogiou os grandes poderes psíquicos do monge, que o permitiram supostamente controlar a dor exercida sobre o seu próprio corpo.

O vídeo mostra um monge da província de Nong Bua Lamphu a meditar calmamente dentro de uma panela de azeite a ferver!

Mas como a ciência nunca dorme, houve quem quisesse desmistificar isto e descobrir como é que ele estava a fazer aquilo. E pelos vistos não passou de um truque…

De acordo com o Bangkok Post, o monge partilha os seus poderes mágicos com os outros ao tocar simplesmente em objectos. Os seus seguidores acreditam que o seu toque pode fazer com que as coisas se transformem em poderosos amuletos.

Mas foi Jessada Denduangboripant, professor de ciências da Universidade de Chulalongkorn, que publicou no Facebook o truque de magia/ilusão que se pode realizar com um pouco de criatividade.

A única forma de provar que aquilo de facto estava a ferver era medir a temperatura do azeite onde ele está sentado: a verdade é que não parece estar a ferver e ele pode ter duas capas para isolar o calor.

Vê a explicação:

“O truque é verter um pouco de água para a panela antes que o azeite comece a ferver. A água absorverá todo o calor e o azeite nunca ferverá”, disse.

Afinal, o monge não é assim tão imune à dor…