O maior vulcão da Islândia está prestes a entrar em erupção

O maior vulcão da Islândia está prestes a entrar em erupção

Pode estar a ser “cozinhada” uma erupção gigantesca na Islândia, de acordo com os avisos de um especialista. O vulcão Bardarbunga, que está escondido debaixo da capa de gelo do glaciar Vatnajökull, tem sido “sacudido” por uma série de terramotos nos últimos dias.

Páll Einarsson, geofísico da Universidade da Islândia, disse que isto mostra que a pressão da câmara magmática dos vulcões está a aumentar…

Assim, Páll afirma que os terramotos significam que o Bardarbunga se está “claramente a preparar para uma erupção” nos próximos anos, erupção essa que alegadamente criará uma nuvem de cinzas que causará caos.

O aviso também chegou devido à “explosão” do vulcão islandês Eyjafjallajökull, que lançou imensa cinza para os ares…

Segundo a Universidade de Oregon, a maioria dos tremores de terra debaixo de um vulcão devem-se aos movimentos magmáticos que provocam pressão nas rochas até chegar ao ponto de ruptura.

Assim, mais pressão gera a rompimentos e esses rompimentos causam os tremores de terra. A erupção do Eyjafjallajökull causou o caos a nível de transportes, tendo afectado mais de 20 milhões de passageiros de aviões, que não puderam descolar devido às nuvens de cinza. Isto custou à Europa cerca de 4.9 mil milhões de dólares…

Um cenário similar pode acontecer com Bardarbunga, um dos 130 vulcões que há na Islândia. Em 2014, uma erupção recorde do mesmo lançou cinzas e lava por quase seis meses.

Esta foi a maior erupção do seu tipo na Europa em mais de 240 anos. Agora, o vulcão está a dar sinais de que pode voltar a despertar. Na semana passada houve vários tremores de terra, que oscilaram entre 3 e 5 de magnitude na escala de Richter.

Este vulcão tem uma caldeira de 700 metros de profundidade e a erupção mais recente durou desde agosto de 2014 até fevereiro de 2015.

Alguns especialistas em vulcanologia afirmam que a actividade é alta mas todavia, para já, não há perigo. A razão dos terramotos é o facto da câmara magmática ter crescido desde a sua última erupção em 2015…

Queres ganhar dinheiro com apostas? Clica aqui.