Investigadores explicam porque é que este tipo de imagens atrofia muito as pessoas

No que toca a fobias e medos, existem sempre os suspeitos dos costumes: palhaços, alturas e aranhas. Ainda assim, existe uma quantidade considerável de pessoas com tripofobia, sendo que é uma condição que afecta cerca de 11% da população.

Se tiveres tripofobia, então olhares para imagens com buracos ou padrões semelhantes a buracos vai deixar-te completamente atrofiado e até agoniado. Agora, um estudo realizado na Universidade de Essex permitiu descobrir os motivos pelos quais as pessoas ficam completamente arrepiadas com este tipo de imagens.

De acordo com os investigadores, muitos dos animais mais mortíferos e venenosos do mundo têm a sua pele cheia de padrões com buracos ou mesmo buracos. Por conseguinte, este tipo de padrões faz o cérebro realizar uma associação quase que subconscientemente a estes animais assustadores.

Entretanto, outro investigador da Universidade de Kent, Tom Kupfer, tem outra teoria, sendo que disse à CNN: “Estas imagens podem fazer o cérebro humano lembrar-se de doenças, infecções ou até parasitas. Assim, não surpreende que possa existir uma desordem baseada no nojo ou no querer evitar doenças”.

via GIPHY

Tens tripofobia?