Foi encontrado um asteróide repleto de ouro que pode tornar toda a gente milionária

Foi encontrado um asteróide repleto de ouro que pode tornar toda a gente milionária

Extrair metais preciosos da Terra pelos vistos está a ficar ultrapassado: pelos vistos, o futuro da área está no espaço exterior, uma vez que acabaram de descobrir um asteróide que vale uma autêntica fortuna.

De acordo com um especialista em metais preciosos e minérios, Scott Moore, da EuroSun Mining, no nosso planeta extraem-se por ano cerca de 141 toneladas de ouro. Um valor impressionante, certo? A verdade é que não é nada em relação àquilo que vale o asteróide dourado, conhecido como Psyche 16…

O asteróide em questão encontra-se numa cintura de asteróides entre os planetas Marte e Júpiter, a 750 milhões de quilómetros da Terra, mede 210 quilómetros de diâmetro e é composto por materiais pesados como níquel, ferro e ouro.

Os cientistas dizem que o Psyche 16 tem uma quantidade tal de metais valiosos que o seu valor está estimado nos 700 quintilhões de dólares. Para teres uma noção, se esta enorme quantia fosse repartida, cada pessoa receberia nada menos do que mil milhões de dólares. Em suma, estamos perante um asteróide que nos podia deixar a todos multimilionários…

É um sonho tornado realidade mas encontra-se muito longe do nosso alcance. Apesar de existir tecnologia suficiente para se ter descoberto o Psyche 16, a mesma não é tão avançada para lá chegar e muito menos para o trazer para o nosso planeta.

Ainda assim, o presidente da Royal Astronomical Society (RAS), John Zarnecki, explicou que dentro de apenas 25 anos conseguiremos fazer demonstrações teóricas sobre como extrair metais preciosos de outros planetas e asteróides.

O que dizer?