O filme '8 Mile' estreou há 15 anos e trazemos-te 8 curiosidades sobre ele

O filme ‘8 Mile’ estreou há 15 anos e trazemos-te 8 curiosidades sobre ele

Foi em 2002 que estreou o famoso filme ‘8 Mile’, protagonizado por um dos ídolos daquela época: o rapper Eminem, que mostrava algum do seu caminho no mundo do rap, desde as batalhas de improviso em Detroit até aos problemas que teve de enfrentar por ser branco.

O filme mostra o crescimento de Eminem no mundo do hip-hop e a sua espécie de romance com Alex, protagonizada pela falecida actriz Brittany Murphy.

Para celebrar o 15º. aniversário do filme, trazemos-te a seguir 8 curiosidades acerca do mesmo…

1. Lose Yourself foi a primeira música de rap a ganhar um Óscar

Aquela que é possivelmente a canção com mais êxito de Eminem ganhou mesmo o Óscar na categoria de Melhor Canção Original, isto no ano de 2003. Para além disso, também ganhou um Grammy na categoria de Melhor Canção de Rap no ano seguinte.

2. O filme arrecadou 51 milhões de dólares na sua semana de estreia

Até sair dos cinemas, o filme fez mais de 240 milhões de dólares em todo o mundo, tendo sido a segunda estreia cinematográfica mais bem sucedida da história dos Estados Unidos da América.

3. A cena da casa a arder por pouco não deu asneira

Detroit havia sofrido uma onde de ataques com fogo a diversas casas e, por esse motivo, conseguir uma permissão para queimar uma e filmar tudo foi uma tarefa complicada. No final, conseguiram o que queriam, também porque a produtora se comprometeu a limpar o terreno todo depois das filmagens, dando também um donativo ao departamento de bombeiros da cidade.

4. Quentin Tarantino era a primeira escolha para realizador do filme

Paul Rosenberg, produtor executivo do filme, primeiro pensou em Quentin Tarantino para dirigir o filme e logo a seguir pensou em Danny Boyle, que havia realizado Trainspotting. Ainda assim, decidiram-se por Curt Hanson que, pelo que dizem, percebeu melhor a ideia e o que fazer: se calhar também foi porque os anteriores negaram o trabalho.

5. Eminem tratou de todas as batalhas de rap do filme

Esta era previsível. Todos sabemos como ele escreve e para além de tudo, o rapper participava em batalhas de freestyle em Detroit antes da fama.

6. Eminem perdeu 24 quilogramas para interpretar Rabbit

Para ter o físico que vimos no filme, Eminem teve de perder 24 quilogramas. Para além disso, o rapper fez ginásio durante as filmagens para manter a forma necessária para o filme.

7. O rapper Xzibit participou no filme

O famoso rapper participou no filme, fazendo o papel de um homem das obras. Ele acaba por ser esmagado por Eminem num ‘freestyle’ à hora de almoço.

8. ‘The Shelter’, o bar que aparece no filme, não existe

Muita gente quis ir a Detroit, depois de ver o filme, para conhecer The Shelter, o bar onde eram levadas a cabo as batalhas de rap. A verdade é que esse bar nem sequer existe na vida real: é o sótão de St. Andres Hall, em Detroit, que foi decorado somente para as gravações…