Fenómeno raro “suga” água de praia nas Bahamas!

O Furacão Irma está a surgir com tanta força que tem sugado, literalmente, partes do oceano perto das Bahamas. Foram publicadas filmagens incríveis nas redes sociais de Long Island sem linha de costa, sendo que não há sequer água há vista num raio de alcance considerável.

Uma utilizadora publicou o momento no Twitter, escrevendo: “Estou incrédulo…Eis Long Island, Bahamas, onde a água do oceano está em falta! #HurricaneIrma”

Confere o vídeo:

O fenómeno raro deu-se devido à pressão extremamente baixa no centro do Irma, que fez com que o mar recuasse imenso, quase como que um vácuo.

Uma meteorologista do Washington Post, Angela Fritz, afirma que o fenómeno se originou daquilo a que ela chama a “protuberância” do furacão.

Como o centro do Furacão Irma é uma grande protuberância de água causada por pressões baixas, isto resultou numa estranha falta de água na costa.

Não se espera que a água retorne numa espécie de tsunami mas deverá voltar gentilmente à costa, ao final da tarde. Os residentes de Long Island ficaram preocupados com esta “súbita” falta de mar porque pensavam que podia estar um tsunami a caminho, mas os especialistas na matéria já vieram tranquilizar a população.

O Furacão Irma já saiu de ao pé das Bahamas e chegou à Florida, sendo que já foi confirmada uma vítima mortal. Cerca de 30% da população já recebeu ordens para evacuar.

A Florida está, portanto, em estado de alerta actualmente. Esperemos que as coisas acalmem.

PS: Queres 100€ para apostares? Clica aqui