Estudo comprova que lavar a loiça ajuda a reduzir o stress


 

Um novo estudo veio concluir que lavar a loiça pode mesmo servir como forma de “desintoxicação eficaz” para as mentes exaustas. O estudo em questão foi publicado recentemente na revista científica Mindfulness e realizado por investigadores da Universidade do Estado da Flórida em Tallahassee, nos Estados Unidos.

Para o estudo, foram recrutados 50 estudantes com idade média de 20 anos. Metade leu um texto de 230 palavras, onde se destacava a experiência sensorial de lavar a loiça. Em seguida, eles tiveram de lavar 18 pratos limpos. O outro grupo leu um texto do mesmo tamanho, mas que falava acerca de técnicas ideais para lavar a loiça corretamente. Eles então lavaram a mesma quantidade de pratos. No fim do tete, todos os indivíduos interpretaram as leituras verbalmente e por escrito…

Para chegarem às conclusões, os investigadores avaliaram, antes e depois da atividade, traços positivos e negativos da personalidade, estado de atenção e bem-estar psicológico. Os resultados mostraram que o nervosismo diminuiu em 27% para aqueles que lavaram a loiça com atenção plena e a inspiração mental aumentou 25%.

De acordo com os investigadores, ambas as mudanças foram estatisticamente significativas. Lavar a loiça com atenção também provocou a sensação de que o tempo passava mais devagar. Na verdade, vários estudos têm associado a percepção de alteração do tempo com um aumento na sensação de bem-estar.

O que dizer?