Estudo comprova que adormeceres com a TV ligada pode fazer com que engordes


 

Se tens estado a trabalhar em busca daquele “corpo de verão” mas não estás a ver os resultados de que estavas à espera, a resposta pode estar aqui – adormecer com a televisão ligada pode mesmo estar a fazer com que aumentes de peso.

De acordo com o que reportaram alguns investigadores, as mulheres que são expostas a luz artificial durante a noite têm mais tendência a ganhar peso. O estudo em questão seguiu quase 44 mil mulheres durante cinco anos e aquelas que deixavam as luzes ligadas à noite, bem como a televisão, engordaram, em média, cerca de 5 quilogramas…

O estudo, levado a cabo no National Institute of Environmental Health Sciences, na Carolina do Norte, estudou mulheres com idades compreendidas entre os 35 e os 74 anos de idade, sem histórico de cancro ou de doenças cardiovasculares. As participantes tiveram de dizer a quanta luz artificial estavam expostas durante a noite – incluindo ecrãs de telemóvel e televisões.

No fim, conseguiram-se tirar algumas conclusões muito curiosas: por exemplo, as mulheres que adormecem com a luz ou com a televisão acesa mostraram uma probabilidade acrescida em 22% de ganharem peso. Isto porque a falta de sono provoca mais fome graças às hormonas que são libertadas quando estás cansado. Para além disso, menos horas de sono é sinónimo de mais tempo acordado e assim, de mais tempo para comer.

Os investigadores também tiveram em conta outros fatores, como o facto de exposição a luz artificial à noite poder reflectir comportamentos pouco saudáveis como maus hábitos alimentares, um estilo de vida sedentário, stress ou desvantagens em termos socioeconómicos.

Em conversa com o Daily Mail, o professor Malcolm von Schantz, da Universidade de Surrey, disse: “Sabemos que as luzes à noite podem atrasar o nosso relógio biológico. Sabemos, através de estudos experimentais, que as pessoas que dormem com luzes acesas vêem o seu metabolismo ser afectado”.

Tinhas noção?