Este avião em forma de “V” vai revolucionar por completo a maneira de voar…


 

A forma deste avião foi inspirada nas guitarras Flying-V da Gibson e pode mesmo ajudar a diminuir a poluição do meio ambiente. Estamos provavelmente a olhar para o futuro da aviação comercial, caríssimos e caríssimas.

A emissão de enormes quantidades de carbono é um grave problema ambiental e as companhias das diferentes indústrias estão em busca de soluções para reduzir a contaminação do ar. Um grupo de investigadores, financiados pela KLM, criou o ‘design’ deste novo avião que poupa imenso em combustível…

Este modelo foi feito por membros da Universidade Delft Technology, liderado por Peter Vink, professor de ergonomia aplicada e design. O protótipo já está em construção e espera-se uma primeira prova de voo em outubro deste ano.

Graças ao seu formato aerodinâmico, estima-se que esta aeronave possa economizar até 20% do consumo de combustível que se gasta nos voos comerciais dos dias que correm. Isto servirá para reduzir a emissão de carbono no ar e poderá ser o primeiro passo para uma iniciativa de aviões sustentáveis, de acordo com o diretor executivo da KLM, Pieter Elbers.

Outra vantagem deste avião é o facto de poder aumentar o número de passageiros até 314, que ocupariam o lugar do espaço vazio das alas de um avião convencional. O formato em V também abre um novo mundo de possibilidades quanto ao ‘design’ interior, por isso é aguardar…

Prometedor.