Episódio de ‘Black Mirror’ está prestes a tornar-se realidade na China

Os fãs da fantástica série de Charlie Brooker, Black Mirror, decerto que estão familiarizados com o incrível episódio que foi ‘Nosedive’.

O episódio em questão foca-se extremamente bem na forma em como utilizamos as redes sociais, exagerando a nossa obsessão pelos “likes”, mostrando o quão terríveis podemos ficar quando o nosso perfil online perde popularidade.

O episódio mostra uma sociedade completamente dependente e obcecada pelas redes sociais, onde as pessoas são avaliadas de 0 a 5 estrelas depois de qualquer interação. Essa pontuação pode ditar a forma como elas vivem, de quem podem ser amigos e até a forma como podem viajar.

Em ‘Nosedive’ conhecemos Lacie, uma mulher em busca de subir na escala social. Ela começa bastante inocente, pelo menos até ser convidada para o casamento de uma amiga de infância sua, bastante importante socialmente, por sinal. Aí, Lacie faz de tudo para que a sua pontuação suba…

via GIPHY

Felizmente, o episódio é mera ficção. No entanto, este pesadelo digital está em vias de se tornar realidade para as pessoas na China.

O governo chinês está a criar um sistema de pontuação baseado no crédito social de cada um, para testar a confiança dos seus cidadãos, sendo que o plano é implementar isto a 100% no ano de 2020.

De acordo com o Telegraph, as pessoas terão uma classificação, cujo valor mínimo é 350 e o máximo 950. Essa classificação poderá ser aumentada se as pessoas fizerem o bem: doar sangue, trabalhos para caridade, reciclar ou até, estranhamente, ao enviarem mensagens positivas em relação à China nas redes sociais!

via GIPHY

No entanto, se os cidadãos fizerem algo de mal como cancelar uma reserva, deixar uma crítica desonesta e até se forem amigos de alguém “mau” nas redes sociais, os seus pontos descem.

O futuro aproxima-se a passos largos, e assusta.