É por isto que nunca deves deixar uma garrafa de água no carro


 

Já alguma vez deixaste uma garrafa de água no teu carro num dia de sol? A verdade é que muitos acabam por fazê-lo, muitas vezes sem pensarem duas vezes no assunto.

Grande parte das pessoas não acha assim tão grave deixar uma garrafa de plástico com água no carro mas pelos vistos, os bombeiros e outras entidades idênticas estão a avisar os condutores que este ato aparentemente inocente pode mesmo criar problemas sérios…

Num vídeo publicado no Facebook pela Idaho Power, um homem explicou que estava sentado no seu carro a almoçar quando sentiu fumo no interior do seu veículo. Ele aproximou-se e constatou que tinha sido uma garrafa de água a pegar fogo. Foi mais longe e explicou que a garrafa estava quente o suficiente para fazer um buraco nos estofos e o incidente causou mesmo algumas marcas nos bancos.

Felizmente, ele viu a situação a tempo antes que danos mais sérios pudessem ter sido causados. O homem decidiu recorrer a um termómetro para medir a temperatura da garrafa e constatou que a mesma ultrapassava os 100ºC! Pode parecer surpreendente que a água, que tipicamente é usada para exterminar incêndios, possa levar a incêndios, verdade?

A verdade é que uma garrafa de plástico com água pode atuar como uma lente que concentra a energia solar num ponto, podendo criar imenso calor na zona onde os raios de sol estão a incidir…

Muita atenção…