Dormir ao lado de alguém que ressona faz mal à saúde


Como muitos casais devem saber, existem poucas coisas piores do que ficar acordado/a a noite inteira sem conseguir dormir, tudo porque o companheiro/a está a ressonar muito alto e sem sequer parar. Pelos vistos para além de irritante, a ciência também veio comprovar que faz mal à saúde…

Um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas do Imperial College London analisou os efeitos dos barulhos ouvidos durante o sono de uma pessoa e constatou que dormir ao lado de alguém que ressone pode fazer com que a pressão sanguínea aumente.

Foram monitorizados 140 voluntários que viviam perto de Heathrow e de três outros aeroportos europeus e constatou-se que ressonar tem o mesmo impacto na pressão sanguínea de quem ouve do que o barulho de um pequeno avião a descolar.

Na verdade, o tipo de som ou origem não pareceu ser importante, só mesmo o facto de o ruído ser alto. Ao “aumentar o volume”, foram constatados aumentos na pressão sanguínea de 0.66 mm Hg a cada subida de cinco decibéis…

Como deves saber, a hipertensão é um factor de risco para problemas cardíacos, demência, ataque cardíaco e até problemas nos rins.

E tu, tens um companheiro/a que ressona?