De acordo com um estudo, os humanos sabem quando estão mortos: o cérebro só se apaga depois do coração

De acordo com um estudo, os humanos sabem quando estão mortos: o cérebro só se apaga depois do coração

Quem diria? Aparentemente, a pessoa sente-se “presa” dentro do seu corpo morto com o cérebro a funcionar durante alguns segundos. Por breves momentos, após a morte de uma pessoa, acontece que a mesma tem noção de tudo o que se passa ao seu redor.

Muitas pessoas passam a sua vida inteira a tentar decifrar o que ocorre depois da morte. A incógnita tem sido objeto de estudo e por ser um tema complexo, necessita de várias áreas a intervir, como é o caso da religião ou da filosofia, por exemplo.

Agora, um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stony Brook, em Nova Iorque, descobriu provas que sugerem que a atividade cerebral humana funciona durante poucos segundos depois da morte. O coração deixa de bater mas, durante breves momentos, a pessoa falecida está consciente de tudo o que está a acontecer…

Já imaginaste o que é, depois da tua hora chegar, saberes por alguns segundos que aquele é o fim e teres perfeita consciência disso?

Pensava-se que no momento da morte, o sangue deixava de circular nas veias e as pessoas perdiam os reflexos instantaneamente. No entanto, o córtex cerebral fica “sem ligação” segundos depois do último bater do coração o que significa que nesse momento, existem por segundos réstias de atividade cerebral.

Me-do.