CUIDADO: Esta bactéria pode estar no teu sardo e aumenta o risco de contágio de HIV!

CUIDADO: Esta bactéria pode estar no teu sardo e aumenta o risco de contágio de HIV!

Esta é para vocês, amigos. Se quiserem reduzir o risco de contágio de HIV, é bom que lavem bem essa tomatada e o dito cujo.

De acordo com um estudo efectuado na Universidade de George Washington (GWU), descobriu-se que existe uma bactéria no prepúcio que pode aumentar os riscos de contagem do vírus que causa a SIDA e que, se tiveres menos higiene a lavar o bacamarte, existe uma possibilidade maior de que se desenrolem mais tipos deste microorganismo.

O estudo foi publicado na revista da Sociedade Americana de Microbiologia, mBio, e foi levado a cabo pela Dra. Cindy M. Liu, professora do departamento de saúde ambiental e ocupacional da GWU.

O estudo teve como base uma amostra de homens de Rakai, Uganda, com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos. Teve a duração de 24 meses, desde 2004 até 2006, e teve como objectivo analisar os riscos de contágio de HIV.

Este estudo é o primeiro a sugerir que a bactéria coloniza o pénis e que pode ser um factor independente de risco para o contágio de HIV no caso dos homens. Sendo mais intolerante ao oxigénio, esta bactéria está associada ao aumento do risco do vírus.

Em 12 meses de estudo, 46 casos de um grupo de 136 homens contagiaram-se com o VIH. Nestes casos, estavam os não circuncidados e encontraram quatro tipos de bactérias: Prevotella, Dialister, Finegoldia e Peptoniphilus.

Estas bactérias, supostamente, aumentam de 54 para 63 porcento o risco de contágio. E porque se sucede isto? Porque quanto maior o seu número, mais o risco de atracção do vírus, uma vez que as bactérias diminuem a produção de corpos imunológicos na área genital.

Em suma, se quiseres reduzir a hipótese de contágio, a circuncisão é uma opção mas só o facto de manteres a zona asseada já pode reduzir o risco e, claro, o uso de preservativo nas relações sexuais também é de grande importância.

Queres ganhar dinheiro com apostas? Clica aqui.