Construíram uma vila em França para pessoas com Alzheimer: percebe como melhoraram a vida dessas pessoas

Construíram uma vila em França para pessoas com Alzheimer: percebe como melhoraram a vida dessas pessoas

O Alzheimer é a forma mais comum de demência. É um transtorno irreversível e progressivo que destrói as células cerebrais, o que leva à perda de memória e à deterioração das habilidades cognitivas. Acontece que em França, decidiram criar a primeira “vila” para pessoas com Alzheimer, intitulada Village Landais Alzheimer, com o objetivo de melhorar as vidas das pessoas com esta condição…

É em Dax, cidade francesa, que esta vila existe e não é mais do que uma pequena comunidade. Nela, existe um supermercado, um centro de saúde, uma biblioteca e um cabeleireiro. Esta vila tem capacidade para 120 residentes e a mesma está desenhada para os ajudar em campos como as direcções, a orientação visual e a memória.

Foi a empresa Nord Architects que criou uma maqueta da vila com uma série de edifícios e uma praça principal. Os residentes viverão em casas pequenas e organizadas em quatro secções e na vila existirão cerca de 100 enfermeiros e assistentes, bem como 12 voluntários que se irão encarregar de organizar atividades especiais.

A ideia é criar um ambiente com sentido de normalidade e promover uma vida o mais normal possível a todos os pacientes.

O projeto, chamado Village Landais Alzheimer, baseia-se em Hogeweyk, que se acredita ser a primeira vila de “povo demente” do mundo, perto de Amesterdão. Em Hogeweyk, os residentes agrupam-se em casas compartimentadas de acordo com os seus antecedentes e interesses e podem cozinhar, limpar e comprar os seus próprios alimentos.

Vários outros países também criaram as suas próprias versões deste modelo holandês, sendo que na Irlanda, na Tasmânia e na Austrália já foram iniciados trabalhos para a criação de vilas similares.

Muitas pessoas têm aplaudido esta nova forma de cuidar das pessoas que padecem de demência, afirmando que estes modelos permitem que os pacientes sejam mais ativos e mais sociáveis, fazendo então com que necessitem de menos medicamentos.

Grande medida.

Queres ganhar dinheiro com apostas? Clica aqui.