A ciência veio desvendar o porquê dos homens cheirarem sempre as mãos depois de coçarem os tomates

Já alguma vez te perguntaste porque é que tens uma necessidade quase instintiva de cheirar as mãos depois de coçares os tomates? Bem, se fores mulher, provavelmente nunca. Mas os homens entenderão.

Felizmente, a ciência veio-nos ajudar a resolver esta dúvida e quase que crise existencial…

Foi no Reddit que muitos homens admitiram o que todos já sabiam: seja em público ou em privado, todos já cheiraram as mãos depois de coçar a genitália.

Eis o depoimento de um utilizador: “Quando acabo de fazer exercício e tomo um duche, gosto de cheirar os boxers transpirados onde tive as bolas. O porquê é bastante simples: gosto do cheiro dos meus tomates”.

Pois bem, a ciência veio dar-nos a perceber alguns comportamentos masculinos e a resposta para este é das mais incríveis: os homens cheiram os dedos depois de coçarem a tomatada…para se sentirem vivos!

Nigel Barber, biopsicólogo especializado em comportamentos sexuais e reprodutivos, falou com a MEL Magazine sobre o assunto:

“Há que perceber que os nosso próprios odores e hormonas estão relacionados com a higiene. O acto de cheirar as mãos depois de coçar os genitais é um comportamento de auto-identificação análogo, quase como o acto de olhar para um espelho. Ora, estes actos podem mesmo elevar o humor e melhorar a auto-estima”.

Basicamente, é tudo uma questão de auto-conhecimento: reconhecermos a nossa fragrância faz-nos, aparentemente, sentir mais vivos.

Está o mistério resolvido!