As diferentes fases que o corpo de um homem enfrenta durante o sexo: consegues identificar todas?

Fazer sexo é bom ao ponto de as pessoas dizerem sempre “é quase tão bom como sexo” quando estão a tentar explicar a alguém alguma coisa que é espectacular. É algo natural, divertido, erótico, bom e saudável mas a questão é: sabes o que ocorre no teu corpo durante uma sessão de sexo?

Os especialistas vieram mostrar as quatro fases pelas quais o corpo do homem passa durante o sexo e nós vamos abordá-las a seguir…

Os sexólogos da Masters & Johnson criaram o “ciclo de resposta sexual” para descrever cientificamente as diversas fases do corpo durante o acto sexual. Elas podem resumir-se em: excitação, “tusa”, orgasmo e restauro.

A fase da excitação consiste nos preliminares, nos beijos e nas carícias. Nesta etapa, a vagina das mulheres começa a ficar lubrificada e a expandir-se, sendo que o clitóris também começa a ficar tenso. Nos homens, é difícil de esconder a erecção, como é óbvio.

Os homens e as mulheres experimentam uma aceleração do ritmo cardíaco, alta pressão sanguínea e respirações mais pesadas e profundas.

A fase da “tusa” é aquela part do ciclo em que o sangue sobe e a cara e músculos ficam tensos. Aqui, a lubrificação é abundante e daí esta ser a etapa do fluxo sexual. As paredes vaginais estão cheias de sangue e nos homens, também os testículos ficam tensos, notando-se mais o escroto.

A terceira fase é a melhor: a do orgasmo. Devido às contracções, o fluxo seminal é expulso a grande velocidade e os homens sentem um grande prazer, de cinco a dez segundos. Parece pouco mas quase todos os homens diriam que cada segundo vale a pena.

Nas mulheres, o orgasmo consiste na forte contracção das paredes vaginais e do útero. A duração e intensidade é distinta em cada mulher mas geralmente é capaz de agitar todo o seu corpo.

Durante ele, homens e mulheres têm uma respiração rápido, pulso e ritmo cardíaco acelerados, tensão e dilatação dos vasos sanguíneos.

Finalmente, o restauro: a fase em que tudo volta à normalidade. Normalmente, os homens precisam de algum tempo de descanso para voltarem a ter um orgasmo mas as mulheres, se forem bem estimuladas, podem experimentar um ou mais orgasmos…

Para além disso, o cérebro produz uma grande quantidade de dopamina durante o acto sexual, que faz com que tenhas uma deliciosa sensação de prazer.

Agora que conheces a teoria das diferentes etapas do ciclo erótico, já podes desfrutar da sua prática.