A abelha é declarada o ser vivo mais importante do planeta


 

O Instituto Earthwatch concluiu mesmo no último debate da Sociedade Geográfica Real de Londres que as abelhas são o ser vivo mais importante de todo o planeta. Infelizmente, os cientistas envolvidos também anunciaram que as mesmas se encontram em risco de extinção.

As abelhas de todo o mundo estão a desaparecer e os motivos são distintos, dependendo muito da zona do globo de que estamos a falar. Ainda assim, entre as principais razões estão a desflorestação em massa, a escassez de lugares seguros para as colmeias, a falta de flores ou a utilização descontrolada de pesticidas…

Mas afinal de contas, porque são as abelhas consideradas o ser vivo mais importante de todo o planeta? Acontece que a CeapiMayor e a Cach, juntamente com a Fundación para la Innovación Agraria (FIA), realizaram um estudo onde determinaram que as abelhas são os únicos seres vivos que não são portadores de nenhum tipo de agente patogénico, seja um fungo, um vírus ou uma bactéria.

A agricultura do mundo inteiro depende em cerca de 70% destes insectos. Também a polinização realizada pelas abelhas permite a reprodução das plantas, das quais milhões de animais se alimentam. Em suma, sem elas, a fauna começaria a desaparecer. Se formos falar do mel das abelhas, é bom saber que o mesmo não serve apenas de alimento, sendo que também pode trazer muitos benefícios à nossa saúde e à nossa pele.

Esperemos que não se extingam…