9 funcionalidades do teu smartphone que provavelmente desconheces!

9 funcionalidades do teu smartphone que provavelmente desconheces!

Os smartphones entraram na nossa vida a uma velocidade alucinante e, assim, é normal que nem toda a gente tenha descoberto tudo o que estes são capazes de fazer.

A verdade é há muita coisa que tu podes fazer no teu smartphone e que provavelmente desconheces. Há alguns truques que podem tornar o teu quotidiano bem mais fácil, inclusive! Eis a seguir 9 funcionalidades do teu smartphone que provavelmente te escaparam:

Aplicações de clonagem

Nas versões mais recentes do Android, existe uma opção no menu chamada “App Cloner” que permite que dupliques determinada aplicação com um simples toque. Isto pode ser útil para as pessoas que acessam regularmente uma rede social com diversas contas. Para quem tem uma versão Android mais antiga, existem aplicações próprias que fazem o mesmo efeito de clonagem.

Download de vídeo/áudio do Youtube

Por norma, a Google esconde as aplicações que te permitem fazer download de vídeos do Youtube da sua loja oficial. A verdade é que existem algumas aplicações bem reputadas que te permitem fazer isso! Todas elas funcionam com o mesmo princípio: colas o link do vídeo e consegues transferi-lo com facilidade.

Tornar o teu smartphone numa balança digital

Podes mesmo utilizar o teu telemóvel para pesar objectos pequenos, tudo graças a uma app que transforma o smartphone numa balança digital. Basta instalares, calibrares convenientemente e está tudo pronto para ser utilizado!

Mudares para um modo de duas janelas com apenas um toque!

Queres ler um e-book e utilizar um dicionário ao mesmo tempo sem teres que trocar de ecrãs? Não podia ser mais simples: activa o modo multi-window. Para o fazer, abre a aplicação correcta e pressiona o botão do gestor de tarefas (à direita do botão “Home”). Infelizmente, nem todos os smartphones têm esta funcionalidade.

Ligar o modo de segurança

Este modo é necessário para debugging e para remover aplicações sem interferir com as operações do telemóvel. Para ligares o modo de segurança, liga o teu telemóvel ou tablet e depois prime o botão do power outra vez e mantém-o premido. Quando o menu aparecer, pressiona e mantém o “Off” ou o “Power Off”. Quando a opção de modo de segurança aparecer, prime “OK”.

Utilizar mapas offline

Utilizar dados móveis em casos de roaming pode ser muito caro. Mas e se tiveres perdido e precisares de aceder a um mapa através do teu telemóvel? A melhor solução é fazer download dos mapas para o teu telemóvel e depois desligar os dados móveis enquanto deixas o GPS ligado. A tua localização continuará a aparecer nos mapas offline, graças aos dados de satélite – isto sem qualquer custo para ti.

Pagares contas com o teu telemóvel em vez de utilizares um cartão de crédito

Com a ajuda dos módulos da NFC, já embutidos em diversos modelos de telemóvel, podes associar o teu cartão de crédito a um sistema como o Android Pay ou o Apple Pay. Isto permite que utilizes o teu telemóvel em centenas de lojas para pagares as tuas coisas!

Um scanner que está sempre à mão!

Sabias que podes fazer scan a qualquer documento ou fotografia com a câmara do teu telemóvel? Para teres vantagem completa desta funcionalidade, precisarás de fazer download de uma aplicação que não só reconheça o documento como também a guarde numa cloud e envie uma cópia para o destinatário!

Pesquisa ilimitada

Com uma aplicação chamada Google Goggles, podes encontrar TUDO o que precisas. O que distingue esta aplicação é o facto de que, em vez de escreveres o que queres procurar, podes utilizar a câmara do teu smartphone. Isto é especialmente conveniente se tiveres a procurar por comidas, bens domésticos, imagens ou códigos de barras.